Paisagista faz desenhos incríveis na areia da praia

Paisagista faz desenhos incríveis na areia da praia  / foto: reprodução

O verão está aí e a praia é um dos destinos mais frequentes para quem está de férias ou tem o final de semana inteiro para curtir. E lá que a areia segue uma grande aliada do divertimento dos banhistas: com ela, são construídos castelos, esculturas, morros, pés são enterrados e mensagens são escritas na superfície do solo. Para o paisagista Andres Amador, areia é coisa séria e instrumento de trabalho. Ele transforma ela em uma tela, e também na matéria-prima de suas criações.

Natural de São Francisco, na Califórnia, o artista realiza desenhos gigantes na areia da praia, com imagens que chegam a medir 500 metros. Antes de desenhar, Andres Amador planeja em um caderno os desenhos que vai riscar no litoral. Depois, acessando o Google Earth, ele escolhe a areia de qual praia irá desenhar. Aproveitando a lua cheia, que proporciona maré baixa para trabalhar, realiza a sua arte com ferramentas de jardinagem, interagindo com a topografia do local.

A ideia de fazer desenhos gigantes na areia surgiu de um momento despretensioso:
“Um dia, enquanto estava na praia, expliquei os aspectos da geometria para um amigo, a criação de círculos e triângulos feitos nela. Foi então que me ocorreu que eu poderia fazer esses desenhos na areia, pois seu tamanho pode ser virtualmente ilimitado.”

A arte na areia de Andres enfeita, atualmente, cerimônias de aniversários, festivais, reuniões e muitos outros eventos. Ele também promove workshops para ensinar a sua técnica a quem se interessar. Veja mais imagens incríveis do que ele é capaz no solo do litoral.

Veja o vídeo The City Exposed sobre o trabalho do Andres:

The City Exposed: Earthscapes from San Francisco Chronicle on Vimeo.

Gostou? Compartilhe: