Projeto “Incredible Edible Todmorden” engaja cidade no plantio de hortas públicas

Projeto “Incredible Edible Todmorden” engaja cidade no plantio de hortas públicas / foto: reprodução

Uma cidade próxima a Manchester, na Inglaterra, adotou uma forma de sustentabilidade bem bacana, construindo 40 hortas urbanas coletivas pela cidade. Com 17 mil habitantes, a população da pequena cidade chamada Todmorden engajou-se na construção das hortas, das quais qualquer um pode se alimentar. O projeto, batizado de “Incredible Edible Todmorden” começou no início de 2008 e foi ganhando corpo no ano passado, com o maior envolvimento das pessoas. A necessidade de se tomar a responsabilidade sobre o futuro, implantando a cultura sustentável e incentivando a comunidade a fazer o mesmo foi o mote do engajamento, segundo o site da organização.

E não é que funcionou? A medida já atingiu diversos segmentos da cidade: as escolas de Todmorden também participam do projeto, e o utilizam como uma possibilidade de promover a educação para a prática da agricultura urbana e a valorização dos alimentos. Para se ter uma ideia da disseminação desse projeto, ele já recebe apoio do governo e há hortas até no terreno onde funciona a delegacia.

A Todmorden Comestível foi fundada pelas moradoras Maria Clara e Pam Warhust, com três princípios básicos: trabalho em conjunto, aprendizagem e apoio às empresas locais. Além de frutas e verduras, a população também é incentivada a criar galinhas e a plantar ervas. “Incredible Edible é parte de um movimento para mudar. É apenas uma parte. Mas é a nossa parte e eu estou contente em começar com isso”, afirma Pam.

Um exemplo desse tipo de mobilização aqui no Brasil é Coletivo Manacás, que está incentivando o plantio de hortas na Vila Nova Esperança, em São Paulo. O objetivo é que estes projetos cresçam plantando a ideia na cabeça de cada um para colhermos um futuro melhor.

Gostou? Compartilhe: