Tudo é som no trailer da Carina

trailer

O trailer acima é a oficina experimental de Carina Levitan, onde ela brinca e trabalha com sons e formas, produzindo seus próprios instrumentos a partir de materiais recicláveis.

“Tinha um sonho de fazer um museu da música, onde eu pudesse entrar nos instrumentos”, conta a artista. Nessa época, Carina estudava arquitetura, tocava violão e pensava em unir os dois gostos. Apesar de já estar envolvida com a música, ainda não havia se dado conta de que a música poderia fazer parte da sua carreira. Desenvolvendo sua própria maneira de pensar em música, sentia-se um peixe fora d´água até ir morar em Pirenópolis, Goiás. Durante seus estudos de bioconstrução, projetou um parque de música para crianças, usando materiais de ferro-velho.

Foi nessa época que ela teve, pela primeira vez, a oportunidade de entrar em contato com as sonoridades que buscava, adentrando o atelier do artista Márcio Vieira. A partir daí, Carina se encontrou ainda mais quando ingressou no curso de Arte Sonora que realizou em Londres. Passou então a fazer som com instrumentos que ela mesma fabricava a partir de materiais reciclados. Ventiladores, panelas, potes, caixas, tudo vale e tudo é sonoridade!

Carina fez parte da formação inicial da banda Apanhador Só, utilizando seus instrumentos fabricados como percussão. Depois disso, fez participações em arranjos de diversos artistas, como a banda Dingo Bells e Ian Ramil. Entre tantos projetos, como a Escola de Invenções da 9ª Bienal do Mercosul, acabou produzindo performances criativas em apresentações. Hoje a meta é gravar o próprio disco com sua banda, formada por Guilherme Ceron no baixo e efeitos, Carlos Ferreira (guitarra, teremim e efeitos) e Daniel Almao na percussão. A pré-produção do disco iniciou dentro do trailer, com um projeto bem legal para a construção dos instrumentos, que envolve a arrecadação de bugigangas e utensílios domésticos ociosos que temos em casa. A proposta de doações faz o acervo crescer com a colaboração de pessoas que ficaram sabendo desse bonito projeto. O que aprendemos com essa visita? Tudo é som! Conheça alguns instrumentos incríveis:

Esse disco girado com uma manivela manual produz um som completamente audível, sai do cone de papelão!

Quer doar? O trailer fica no centro de Porto Alegre, na Rua dos Andradas, em frente ao Museu do Trabalho.

Gostou? Compartilhe: