Warka Water, levando água para todos

warka-water-c

O projeto do qual vamos falar foi apresentado pela primeira vez na Bienal de Arquitetura de Veneza, em 2012. Ideia dos arquitetos italianos Arturo Vittori e Andreas Vogler, do estúdio Architecture and Vision, a estrutura, construída a partir de bambu e tecido, leva água potável às pessoas de maneira simples e facilitada.

Trata-se de uma incrível torre de água totalmente desenvolvida à mão.  Ela foi montada para atender populações rurais de países em desenvolvimento, onde a infraestrutura de acesso à água potável ainda é bastante precária em diversos pontos. Com a torre intitulada Warka Water, o líquido chega com muito mais facilidade. A estrutura é composta por cinco módulos que podem ser instalados de baixo para cima, sem a necessidade de andaimes. Nessa fantástica e simples invenção de 60 kg a água é recolhida da atmosfera através de uma estrutura de nove metros feita de bambu e um tecido especial. Bem pouco complexa.

A ideia do Warka Water surgiu na Etiópia, onde as mulheres e crianças andavam horas por dia para transportar água aos seus lares. Cada torre é capaz de recolher 95 litros de água por dia e custa aproximadamente 400 € (ou R$ 1200). Uma dessas pode ser construída em menos de uma semana com uma equipe de quatro pessoas envolvidas. As torres já estão instaladas em várias partes da Etiópia, abastecendo as comunidades sem infraestrutura hidráulica.

Assista o vídeo sobre o Warka Water:

Gostou? Compartilhe: