6 mentirinhas que todo mundo acreditou

pinoquio-c

Quem nunca espalhou uma inverdade, não é mesmo? A diferença é que estas aqui ganharam um alcance estratosférico. Veja as grandes mentiras recentes que todo mundo acreditou.

Cerveja feita com cevada colhida na Granja Comary

A publicidade da Ambev, dona da marca Brahma, dizia que a edição especial da cerveja tinha cevada plantada na Granja Comary, centro de treinamento da Seleção Brasileira de Futebol, em Teresópolis (RJ). Enfim, a queixa foi parar no Conar e a Ambev continuou jurando que a cevada foi plantada lá na serra carioca. O processo foi arquivado, mas ainda restou uma brecha enorme de dúvidas sobre como seria possível plantar cevada por lá e dar origem a um produto distribuído no Brasil todo. Mistérios.

Estranhos dão o primeiro beijo
Um dos vídeos mais compartilhados do ano passado é “First Kiss”, que mostrava o encontro entre estranhos e terminava com um beijo romântico e apaixonado. Depois de tanta gente comovida com o vídeo, a revelação: é 100% falso. Os 20 supostos desconhecidos, quase todos atraentes e elegantes, eram atores, modelos e cantores reunidos para um anúncio da marca de roupas “Wren”, com sede em Los Angeles.

França proíbe e-mails depois das 6 da tarde
Esta notícia até a revista The Economist engoliu. Uma série de mal-entendidos e traduções de fraca qualidade resultou na difusão da notícia de que uma nova lei passaria a proibir o envio de e-mails de trabalho fora do horário de expediente. A intenção seria permitir que os funcionários realmente “desligassem” do trabalho depois de saírem do escritório – uma necessidade bem real, mas que ainda não está respaldada por lei. A notícia era apenas um acordo entre sindicatos e o patronato para que os trabalhadores das indústrias digitais francesas tenham garantido o direito ao descanso, mas nada mencionava o envio de e-mails.

A detenção de Banksy

O artista de rua mais famoso do mundo teria sido detido em outubro do ano passado e a notícia ainda foi dissipada com a maior revelação sobre o cara: a suposta identidade de Banksy. Mas a notícia era só mais uma história inventada pelo National Report, um site de notícias falsas.

A mulher dos três seios
A história bombou demais justamente pelo fato improvável.  A notícia viralizada contava que uma norte-americana chamada Jasmine Tridevil tinha gasto 20 mil dólares pelo implante de um terceiro seio, inspirada pela prostituta de três seios do clássico de ficção científica O Vingador do Futuro, com Arnold Schwarzenegger. Mas não só Tridevil jamais existiu e se chama Alisha Hessler, como ainda não existe alguém com um terceiro seio transplantado.

Fazer milhões no recreio 
Mohammed Islam se dizia um prodígio dos investimentos.  O estudante nova-iorquino de 17 anos apareceu em jornais de todo o mundo depois de ter afirmado que ganhou 72 milhões de dólares investindo na bolsa durante os intervalos da escola. A confissão do próprio garoto é que acabou colocando a história às claras: tudo mentira. Sabe aquele fantástico truque de ficar rico sem trabalhar? Ainda não o descobrimos.

Gostou? Compartilhe: