70 anos de libertação – Memórias de Auschwitz

70 anos de libertação - Memórias de Auschwitz / Foto: reprodução

Durante o nazismo, o campo de concentração de Auschwitz localizado na Polônia, totalmente ocupada por nazistas, matou mais de 1,1 milhão de pessoas, a maioria deles, judeus. A libertação dos prisioneiros por tropas do Exército Vermelho soviético aconteceu em 27 de janeiro de 1945. Das 200 mil pessoas libertadas naquele ano, cerca de 300 ainda estão vivas para contar suas tristes histórias.

Contando com a proximidade da data da libertação das vítimas do nazismo, fotógrafos da Reuters se organizaram para tirar retratos dos sobreviventes de Auschwitz, que guardam em suas memórias sofrimentos terríveis. A ideia de registrar tudo é garantir que o Holocausto jamais seja esquecido.

Os sobreviventes nesta série fotográfica são poloneses que foram enviados para Auschwitz durante a Revolta de Varsóvia. Muitos deles também enviaram as fotos de suas famílias, perdidas durante a guerra.

Eva Fahidi, 90 anos, segura uma foto de sua família. Todos foram mortos no campo de concentração.

Jerzy Ulatowski, 83 anos, foi levado de trem para Auschwitz, quando tinha 13 anos de idade.

Jadwiga Bogucka, 89 anos, foi enviada a um campo de extermínio com a mãe. Ela está segurando uma foto sua tirada em 1944.

Jacek Nadolny, 77 anos, segura uma foto de sua família em tempos de guerra.

Maria Stroinska, 82 anos, mostra uma foto de sua família, tirada antes da guerra.

Halina Brzozowska, 82 anos, foi arrancada de casa junto com a irmã de 6 anos de idade. Ela segura uma foto sua tirada durante a guerra.

Laszlo Bernath, 87 anos, mostra uma foto de sua família. Todos mortos no campo de concentração.

Confira todas as fotografias dos sobreviventes aqui.

Gostou? Compartilhe: