Arte que explica arte: 12 filmes para entender a História da Arte

frida-kahlo

“A arte diz o indizível; exprime o inexprimível; traduz o intraduzível”, já dizia o grande renascentista italiano Leonardo Da Vinci. Enfim, a arte é uma tradução, uma forma pela qual o ser humano expressa suas emoções, sua história e sua cultura através de valores estéticos como beleza, harmonia e equilíbrio. Concebida desde os primórdios da existência humana, a arte foi ocupando cada vez mais espaço na sociedade, principalmente quando é representada por formas mais populares, como a música, o cinema e a dança. A verdade é que a arte seduz a todos nós e deixa um pouquinho mais de brilho nas nossas vidas.

E já que a arte existe para que a realidade não nos destrua, selecionamos uma lista de filmes para entender melhor o papel dela e seu histórico na humanidade:

Carnival in Flanders (1935) – A obra retrata a chegada dos soldados espanhóis a Flandres, na Bélgica, e aspectos da escola barroca holandesa e espanhola.

Rembrandt (1936) – A obra conta a mudança de vida do pintor Rembrandt e a morte de sua companheira.

Moulin Rouge (1952) – Baseada na novela de Pierre La Mure, o filme retrata momentos da vida do pintor Toulouse-Lautrec.

Lust for Life (1956) – Filme sobre a vida de Vincent Van Gogh.

O mistério de Picasso (1956) – Adaptação que conta a vida de Pablo Picasso.

Van Gogh (1991): adaptação sobre o último verão da vida de Van Gogh.

I shot Andy Warhol (1996) – Filme que retrata a sociedade e a arte dos anos 60, contando a história de Valerie Solanas, a feminista radical que se tornou conhecida após lançar o ícone mundial Andy Warhol.

Abajo el telón (1999) – Diego Rivera recebe a tarefa de pintar a antecâmera do Rockefeller Center, em um período complicado para os artistas.

Frida (2002) – Adaptação do livro de Hayden Herrera sobre a vida de Frida Kahlo e Diego Rivera.

As sombras de Goya (2006) – Marcada pelo contexto da Inquisição Espanhola, a obra narra momentos históricos em que o pintor Francisco de Goya estava imerso.

El Greco (2007) – Adaptação da novela de Dimitris Siatíopulos sobre a vida de El Greco.

Renoir (2013) – Adaptação da vida do pintor Auguste Renoir.

Gostou? Compartilhe: