Artista com deficiência visual mostra como vê o mundo através de gifs

GIFs-Animados-de-George-Redhawk-05

O uso dos gifs já não é novidade, mas transformar essa moda em arte é o que o americano George Redhawk traz como diferencial. O mais surpreendente é que Redhawk perdeu sua visão enquanto ainda trabalhava na área da medicina, época em que instruía estudantes sobre temas como tecnologia de raios-x. O artista resolveu usar o que restava de sua visão na intenção de resgatar o que lembrava de mais belo no mundo, já que para ele sua carreira havia sido arruinada.

“Eu estava obcecado, dia e noite, tentando ver tudo o que podia”, diz George em entrevista, e ainda ressalta: “Isso me levou a uma apreciação da arte”. Veja abaixo um dos trabalhos do artista:

O que você deve estar se perguntando é como ele, sendo cego, consegue fazer um trabalho excepcional desses, não é?

O que auxilia George é um software de efeitos especiais chamado morphing. Os gifs mostram para outras pessoas como alguém que perdeu a visão repentinamente enxerga o mundo. Em entrevista ao site The Creators Project, Redhawk relatou: “É uma expressão artística da confusão na perspectiva da minha perda de visão. Dados insuficientes são enviados para o cérebro, e ele tenta preencher os espaços em branco com informações falsas, para que você não possa confiar no que seus olhos estão dizendo.”

Esse processo resultou em um maravilhoso trabalho de arte em movimento chamado “O mundo através dos meus olhos”.

 

Gostou? Compartilhe: