Banksy desenha suas próprias notas sobre Gaza

banksy-gaza-c

Quem flerta pelo menos um pouquinho com a street art conhece o trabalho do artista de rua Banksy. Reverenciado por sua capacidade de expressar mensagens poderosas e capturar nossa atenção nas ruas, o artista abordou um dos temas mais lamentáveis da história da humanidade usando a sua arte como comentário: o conflito entre Israel e Palestina e a aterrorizante Faixa de Gaza.

Além das intervenções em muros, como costuma fazer, Banksy produziu um vídeo simulando uma suposta viagem de turismo a Gaza em seu site. No filme, ele apresenta os possíveis “atrativos” do local de forma bem sarcástica, juntando sua arte ao contexto e algumas breves entrevistas com moradores locais.

A própria obra de Banksy e os comentários ao longo do vídeo ressaltam o sofrimento suportado por quem vive na região e a exasperação do artista com a apatia que ele percebe no resto do mundo. Sob os céus de um cenário triste e desolador, Banksy mostra mais uma vez por que é tão conhecido: suas imagens realmente valem mais do que mil palavras.

“Um homem local veio e disse: ‘Por favor, o que significa isso?’ Eu expliquei que eu queria destacar a destruição em Gaza postando fotos no meu site, mas na internet as pessoas só olham fotos de gatinhos.”

“Gaza é muitas vezes descrita como ‘a maior prisão a céu aberto do mundo’, porque ninguém tem permissão para entrar ou sair. Mas isso parece um pouco injusto para prisões – eles não têm a sua eletricidade e água potável cortada aleatoriamente quase todos os dias”.

Confira o filme:

Gostou? Compartilhe: