Boliviano cria réplica do robô Wall-E a partir de objetos encontrados em lixão

Boliviano cria réplica do robô Wall-E a partir de objetos encontrados em lixão_imagem divulgação

Relembrando, ou apresentando para quem nunca ouviu falar: Wall-E é um personagem robô – super simpático e carismático –, que passa os dias recolhendo o lixo de um mundo devastado, com a esperança de dias melhores. O filme de animação, de mesmo nome, foi produzido em 2008 pela Pixar.

O boliviano Esteban Quispe, de apenas 17 anos, também espera por dias melhores na sua comunidade. Com este nobre motivo, ele resolveu tirar Wall-E da ficção construindo uma réplica do robô – que é controlado pelo celular – com material encontrado em um lixão.

O principal objetivo de Quispe é construir robôs que auxiliem a mecanizar a agricultura em Patacamaya, uma cidade ao sul de La Paz, e operem apenas com o uso da energia solar.

Segundo o jovem Quispe, a atual situação de sua comunidade não é muito favorável e os seus inventos são de grande ajuda para o ambiente em que vive. “A maior parte da população está indo para as cidades, então quem vai trabalhar? É por isso que eu quero criar um robô agricultor”, disse o estudante boliviano em entrevista.

Linda iniciativa, não acha? Todo mundo pode fazer um pouquinho para ajudar o planeta.

Gostou? Compartilhe: