Cartografia de J. R. R. Tolkien para cidades atuais

Mapsburgh-1

Entre condados, montanhas e outras regiões misteriosas que guardam segredos milenares, as famosas cartografias presentes nos livros de J. R. R. Tolkien ajudam o leitor a perceber melhor as fronteiras das regiões da Terra Média. Pois o norte-americano Stentor Danielson pegou emprestado o estilo do criador de O Senhor dos Anéis  para recriar mapas no projeto Mapsburgh.

Já pensou se essa linguagem de mapas fosse aplicada às terras modernas em regiões como os Estados Unidos? Tolkien nunca desenhou a cartografia completa da Terra Média, mas seu estilo de cartografia inspirou Danielson, que é professor assistente de geografia na Universidade de Slippery Rock, na Pensilvânia. Ele passou a desenhar novos mapas com referências atuais das cidades.

Boston, Pittsburgh, Cleveland e Washington já foram retratadas em mapas, todos eles construídos com referências de espaços reais, em uma cartografia que destaca os pontos e marcos reais. Super possível de identificar as cidades!

O artista também aceita pedidos para reimaginar outras cidades do globo e criar mapas personalizados. Acompanhar o projeto Mapsburgh no Facebook ou no tumblr do artista.

Gostou? Compartilhe: