Cidade do Porto ganha nova identidade visual

3c09be4548e5a2c273e0caca4343a96a

As criações de identidades para cidades e bairros têm surgido com cada vez mais frequência, como uma forma de alavancar o turismo e comércio local. Não foi diferente da Cidade do Porto em Portugal idealizada pelo pessoal da White Studio. O resultado é uma tipografia simples e grafismos iconográficos que remetem aos famosos azulejos portugueses, característicos da região.

Como briefing, o adjunto do presidente da Câmara do Porto e diretor de Comunicação, Nuno Santos, expôs a necessidade de criar uma marca Porto, muito além de apenas um sistema de identidade visual. Além disso, a solução deveria ser “muito simples”, com capacidade para “ser aplicada facilmente em diversos suportes” e apresentar “um sistema aberto”.
A defesa é de uma identidade que reflete a personalidade da cidade e pode oferecer possibilidades, oportunidades e interpretações moldadas para cada situação. Os ícones podem ser trabalhados de forma a criar um novo símbolo, talvez nem considerado pelo White Studio.

E os responsáveis pelo projeto explicam melhor:

Inspirados nas estórias dos azulejos, desenvolvemos mais de setenta ícones geométricos que representam a cidade e a sua vivência. Os ícones foram desenhados com base numa grelha que permite criar ligações entre eles, criando uma rede contínua, que evoca um painel de azulejos. Estes ícones formam um código visual que representa a cidade. Um código que pode viver isoladamente, com cada ícone individual, ou como uma rede de símbolos que mostram a interminável complexidade da nossa cidade. Os ícones podem ainda ser um pouco mais ilustrativos, contendo estórias, mostrando a paisagem ou traduzindo as nossas paixões.

E aí, gostou da nova cara de Porto?

Gostou? Compartilhe: