Designers fazem homenagem a pop art e indicados ao Oscar

birdman-movie

O Oscar 2015 está chegando e todo mundo já está torcendo por seus filmes e atores favoritos. Para dar uma agitada no meio das artes, o banco de imagens Shutterstock propôs um desafio aos designers: deixar os pôsteres dos indicados à melhor filme com um visual Pop Art, um dos movimentos mais importantes da história da arte. O desafio, que também já aconteceu no ano passado, é lançado poucos dias antes da premiação da academia.

Diante da proposta, uma característica fica muito evidente entre os indicados ao troféu: personagens individuais, densos e complexos com histórias pessoais de crise, triunfo e determinação. A simplicidade alcançada é bem interessante e o resultado é uma homenagem aos principais artistas desse movimento:

Birdman, por Odes Roberts

“Roy Lichtenstein foi conhecido por ter adotado a estética colorida pop da arte dos quadrinhos para usá-la em paródias da vida real. A maneira que Birdman disseca a obsessão de Hollywood com filmes de super-heróis, e como a Broadway vê atores principais tentando usar o teatro para reforçar suas atuações dramáticas eram perfeitos para o seu estilo de paródia pop. […]”

O Jogo da Imitação, por Bryant Nichols

“A experimentação de Andy Warhol com a produção em massa e seu lugar no mundo da arte sempre foi fascinante para mim. O conceito de adicionar um toque humano a algo tão mecânico como uma sopa pode espelhar a análise de ‘The Imitation Game’ na batalha entre homem e máquina. O toque humano transformou uma lata de sopa em arte, tal como este teve um cérebro humano para resolver um quebra-cabeça criado por uma máquina. Esta dissonância é vista no meu pôster através do uso de grades precisas, possível graças a um computador, e a tipografia criada pela imperfeita, mas ainda bonita mão humana.”

Whiplash, por Jordan Roland

“Whiplash é sobre o quão duro você vai se empenhar para ser perfeito em seu ofício. […] Para minha inspiração, eu escolhi o artista polonês Lucjan Mianowski. Achei que sua limitada paleta de cores e a utilização de imagens coloridas em dois tons proporcionaram uma ótima maneira de transmitir visualmente a austera aspereza deste momento no filme.”

American Sniper, por Kathy Cho

“Eu fui inspirada pelo estilo de colagem do artista Richard Hamilton, especialmente seu trabalho 1.956, ‘Just What Is It That Makes Today’s Homes So Different, So Appealing?’. Este cartaz acena para a ambição de Hamilton em ser ‘multi-alusivo’, usando recortes de revistas e gravuras no estilo collage. […]”

Selma, por Nichole Garcia

“Eu escolhi o artista Gerald Laing como inspiração por causa da forte oposição que sentia em relação à guerra no Iraque ou ao uso da violência em geral, como um meio para um fim político, assim como Martin Luther King sentia. Ele incorporou a sua ira em sua série de pinturas de guerra, o que eu pensei que estaria relacionado ao comportamento de Selma. […]”

O Grande Hotel Budapeste, por Carisa Tong

“Eu imaginei o cartaz para o filme ‘The Grand Budapest Hotel’ com inspiração no trabalho de Yayoi Kusama. Kusama influenciou muitos dos famosos artistas pop com seu uso de cores brilhantes e identificável textura de pontos. […]”

A Teoria de Tudo, por Deanna Paquette

“Eu estava interessada nas fragmentadas justaposições do artista James Rosenquist e de como estavam alinhados com a história e estilo de ‘The Theory of Everything’. De muitas maneiras, o filme é uma obra de justaposições, andando através da evolução de uma extraordinária história de amor. Cor e ângulos de câmera são utilizados ao longo da história para apresentar diferentes perspectivas, que desempenharam o estilo de Rosenquist muito bem.”

Boyhood, por Cristin Burton

“A técnica de Rosalyn Drexler de combinar colagem com a pintura e seu uso de cores são certamente sinônimo de seus colegas da Pop Art, mas as obras particulares que tinham potencial para inspirar um cartaz sobre ‘Boyhood’ eram as peças que contavam com vinhetas espalhadas contendo várias figuras centradas em torno de um tema. […]”

As versões para baixar em alta definição estão neste link.

Gostou? Compartilhe: