Maurício de Sousa completa 80 anos e quem ganha o presente somos nós!

Maurício de Sousa completa 80 anos e quem ganha o presente somos nós!_imagem divulgação

Maurício de Sousa, criador da Turma da Mônica, está completando 80 anos de idade este mês, e para homenageá-lo vamos relembrar os personagens das histórias em quadrinhos que marcaram gerações. Mônica, Cebolinha, Cascão, Magali e Chico Bento são os nomes mais conhecidos de toda criação do desenhista – sendo que ele possui mais de 300 personagens em sua trajetória até aqui.

Chico Bento nasceu em 1961, através das anotações de Maurício sobre o homem do campo, um sujeito simples que representa a pureza e a simpatia das pessoas do interior. Além disso, o nome do personagem foi uma homenagem ao tio-avô do artista, o qual ele nem chegou a conhecer, mas ouviu muitas histórias engraçadas contadas por sua avó. Veja a evolução de Chico Bento:

Mas, para Maurício de Sousa existe apenas uma figura que o representa por completo: “Gosto de todos os personagens, são meus filhos. Mas o Horácio fala mais de mim, pela linha filosófica relativa aos problemas da vida, relações humanas”, disse o autor em entrevista.

Claro que não podia faltar um remember da Turma da Mônica! Sabia que essa galerinha surgiu depois do Bidu? Em 1950 foi quando saiu o primeiro desenho feito por Maurício, dando vida ao cãozinho azul que tem como dono o Franjinha. Em seguida veio o Cebolinha, a Mônica, o Cascão e a Magali. Assim juntou todos em uma única história. Interessante, né? Olha, como é lindo ver essa turma reunida:

E quem disse que o artista parou de criar, errou feio! Aos “oitentinha” Maurício lança “A Guerra de Troia em Versos de Cordel” em São Paulo, no dia 7 de novembro. O livro é uma parceria com o escritor Fábio Sombra, destinado ao público jovem. A ilustração é uma versão da história da Guerra de Troia narrada por Homero e contada em versos de cordel.

Gostou? Compartilhe: