Rio de Janeiro é a capital mundial do cinema este mês

Rio de Janeiro é a capital mundial do cinema este mês_imagem divulgação

O Festival do Rio iniciou na semana passada (01/10) trazendo nesta edição centenas de títulos de mais de 60 países. Além disso, o evento – que conta com mostras já tradicionais como Panorama, Expectativa, Première Brasil, entre outras – ganhou documentários para homenagear a cidade do Rio de Janeiro por seus 450 anos comemorados no dia 1º de março.

Entre os concorrentes deste ano, o Festival do Rio, em sua 17ª edição, anuncia a presença de 41 longas e 19 curtas brasileiros. Na Première Brasil, uma das mostras mais esperadas do festival, são exibidas produções de diretores estreantes e consagrados, com filmes dos mais variados enfoques e regiões do país. Já na Expectativa dentre os diversos filmes exibidos o que está fazendo o maior sucesso é o longa baseado no livro Austenland de Shannon Hale, que também foi selecionado para o Sundance Film Festival deste ano. Confira o trailer a seguir:

Voltando aos 450 anos do Rio, um dos longas que prestam homenagem à cidade é São Sebastião do Rio de Janeiro – A formação de uma cidade, que foi exibido pela primeira vez ontem, no festival. O documentário, produzido e dirigido por Juliana de Carvalho, conta em 90 minutos a história da formação urbana do Rio.

A cineasta ainda ressaltou em entrevista: “Nossa opção foi fazer um filme que narra a história do Rio através do ponto de vista geográfico, em que todos os depoimentos colocam o Rio como protagonista. É uma viagem no tempo”.

Se alguém vai viajar no feriadão e pode emendar uns dias, ainda dá tempo de dar uma passadinha por lá, pois o evento acaba no dia 14 de outubro. Se liga, hein!

Gostou? Compartilhe: