Sustentabilidade com chinelos de pneu

tireflops-c

Todos os anos, mais de um bilhão de pneus são produzidos em todo o mundo. Já imaginou a quantidade de material descartado?  Já que o pneu não é biodegradável, o fim mais comum é acabar abandonado em lixões.

Pensando na acumulação anual e na durabilidade da borracha, a empresa espanhola Tireflops resolveu utilizar pneus velhos na produção de chinelos. Resistentes e antiaderentes, os chinelos feitos de pneu de borracha têm durabilidade superior, oferecendo ainda mais qualidade. Depois do corte da borracha, os chinelos são revestidos com EVA (borracha de alta tecnologia feita de etil, vinil e acetato) para evitar o deslizamento quando a sandália estiver em contato com a água.

A Tireflops ainda encomendou pesquisa junto a uma equipe formada por engenheiros e químicos da GomoVial para desenvolver um procedimento que dispensa o gasto de energia nos processos de derretimento e trituração da matéria que compõe os pneus. O resultado é um produto altamente sustável e duradouro! O recente projeto conseguiu angariar fundos para produzir a primeira leva de chinelos através de financiamento coletivo.

A Tireflops estuda atualmente a possibilidade de expandir o empreendimento com a produção de outros tipos de calçados a partir dos pneus reciclados. Confira o vídeo:

Gostou? Compartilhe: