Toalha ou Orgulho Nerd, afinal?

Star Wars - Imagem: Divulgação

Vamos começar contextualizando o universo geek – que não é nada pequeno. Antes do Dia do Orgulho Nerd veio o Dia da Toalha. Em ambos os casos, os primeiros relatos datam o final dos anos 1990, início dos anos 2000, o que gera confusão sobre a data.

Mas, segundo conta a internet, nossa maior fonte nerd, o dia 25 de maio é o Dia da Toalha, em uma clara referência a “trilogia de cinco” do livro O Guia do Mochileiro das Galáxias.

A data foi criada em 2001 para homenagear seu criador, o autor Douglas Adams, morto em 11 de maio de 2001. A primeira homenagem prestada foi em 25 de maio do mesmo ano – logo após a sua morte – e organizada pelos membros da comunidade virtual h2g2. Resumindo, o dia 25 de maio é uma data para os fãs lembrarem do seu ídolo e da importância da toalha, a qual inspirou uma página inteira em um dos seus livros.

Já os que chamam de Dia do Orgulho Nerd, contam que em 2006 este dia foi comemorado pela primeira vez, e em grande estilo na Espanha e na internet, em uma celebração organizada por um blogueiro chamado “señor Buebo”. Para eles, essa data foi escolhida pois foi o dia da première do primeiro filme da série Star Wars, o Episódio IV: Uma Nova Esperança, em 25 de maio de 1977.

Coincidência ou não, parabéns pelo dia de hoje, até mais, e obrigado pelos peixes!

Gostou? Compartilhe: