20 anos sem Mamonas Assassinas

mamonas-assassinas-banda

O dia de hoje, 2 de março é marcado por um dos mais trágicos acidentes na história da música brasileira. Já faz 20 anos que aconteceu a morte dos cinco integrantes dos Mamonas Assassinas. O país inteiro se comovia pela perda de uma das bandas mais impressionantes que teve.

Em 1995, o Brasil estava há apenas 10 anos em um regime democrático. E o que existia no nosso cenário musical ainda refletia muito da ditadura, ou era os sertanejos e pagodeiros que fizeram tanto sucesso nos anos 1990. Mas nenhum deles havia ousado tanto quanto o quinteto de Guarulhos/SP e realmente utilizado a tão conquistada liberdade de expressão pós censura.

E essa liberdade foi o que deu respaldo para escreverem, abusarem da criatividade e criarem letras cômicas, sexuais e até ofensivas para a época. Em uma mistura dos estilos musicais que estavam na moda, o grupo agradou quase que democraticamente um país inteiro em apenas oito meses de puro sucesso. Mais do que a música fica o legado de que, sem liberdade, não somos nada.

Gostou? Compartilhe: