Ficção científica e subúrbio retrô nas improváveis ilustrações de Simon Stalenhag

Ficção científica e subúrbio retrô nas improváveis ilustrações de Simon Stalenhag. foto: reprodução

Dois mundos totalmente opostos se encontram nas ilustrações do sueco Simon Stålenhag: paisagens tranquilas do interior da Suécia são interrompidas por fios, drones, robôs e todo tipo de maquinário tecnológico que parece recém saído de um filme de ficção científica.

O estranhamento criado por Simon neste universo alternativo vem justamente da colisão improvável entre passado e futuro, com um detalhamento que impressiona. Adultos e crianças realizam atividades aparentemente comuns, em um cenário típico de subúrbio dos anos 80, não fossem os capacetes de realidade virtual e as megaestruturas que compõem o horizonte.

A inspiração para a justaposição de dois universos tão diferentes veio da própria experiência de Simon: fã de filmes de ficção científica, ele cresceu na zona rural dos arredores de Estocolmo – duas grandes constantes em seu trabalho.

Algumas das ilustrações foram compiladas no livro “Tales from de Loop” e você pode conferir mais pelo Tumblr http://simonstalenhag.tumblr.com/ ou pelo site http://www.simonstalenhag.se/

Gostou? Compartilhe: